Sobre o Corcel

Ah, e o Corcel na verdade é um projeto francês, da Renault. A Ford do Brasil comprou a Willis, que era da Renault, e ficou com o Renault 12, que adaptou um pouco e que virou Ford Corcel.

Quando o projeto estava ficando obsoleto (para padrões de mercado nacional fechado da época – ele concorria com o Passat, Chevette, Opala (!?)…), a Ford deu uma renovada no carro, que virou o Corcel II. E quando o projeto ficou obsoleto novamente (again, para a época de Monza e Santana), o Ford se inspirou nos seus modelos europeus e americanos, deu outro tapinha e criou o Del Rey.

Basicamente é um carro que durou umas duas décadas, foi maquiado várias vezes, ganhou várias versões e, apesar de obsoleto para os países ricos, foi ganhando melhorias de influência européia e americana (EUA: cromados, suspensão mole, desenho retão – Europa: versão Ghia, desenho de faróis e rodas dos modelos europeus).

Além disso, a versão mais completa era infinitamente mais cara que a mais básica, apesar de quase sempre terem o mesmo motor. E o carro foi insistentemente repaginado: era um carro de família, carro esporte, carro econômico, carro oficial, carro de trabalho, carro 4×4….

Enfim, uma síntese do carro nacional. Para os cientistas sociais: carro-jabuticaba: só dá no Brasil.

Curiosidade I: Diz a lenda que a Ford queria um nome de cavalo, na linha dos Mustang e Maverick, e havia decidido usar o mesmo nome de um modelo americano: Ford PINTO. Algum executivo genial achou melhor mudar o nome para Corcel.

Curiosidade II: A Ford Pampa 4×4 – a picape Corcel – é um dos carros mais valorizados nas cidades de fronteira do Brasil: Como a gasolina é muito barata na Argentina ou na Bolívia, é comum que os habitantes dessas cidades abasteçam nos países vizinhos. Mais que isso, as pessoas compram a gasolina barata por lá para vendê-la no Brasil, mas, é proibido entrar com gasolina com fins comerciais no país, ou seja, a única forma permitida pela Aduana é com a gasolina que já está no tanque original do carro. E a Ford Pampa 4×4 é o veículo nacional com uma das maiores capacidades de tanque de combustível.



Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s